– Entendendo Melhor –
Palpitações e Arritmia
O que é palpitação?
Palpitação é a sensação incômoda de que o coração está batendo de forma irregular, rápida ou forte demais. Os pacientes também podem descrever a sensação como uma vibração rápida no peito.
Toda palpitação é uma arritmia?
Entretanto, em alguns casos, a palpitação pode ser um sintoma de uma arritmia cardíaca potencialmente perigosa. Por isso, é fundamental uma avaliação criteriosa por um profissional médico para pacientes que apresentam esse sintoma.
O que é então uma arritmia?
O ritmo normal do coração é chamado de ritmo sinusal, pois é controlado por uma porção denominada nó sinusal. Quando o ritmo se inicia em uma região diferente ao nó sinusal, temos as arritmias.
Um cardiologista para chamar de seu
Dr. Vitor Coutinho
CRM-MG: 71185 RQE 57037
- Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora
- Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Santa Marcelina - São Paulo
- Residência Médica em Cardiologia pelo Instituto do Coração - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - São Paulo (HCFMUSP)
- Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
- Doutorando em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP
- Pesquisador clínico em doença coronária crônica no Instituto do Coração HCFMUSP - membro do grupo MASS
Qual a frequência cardíaca normal?
A frequência cardíaca normal varia entre 50 e 100 batimentos por minuto. Quando a FC ultrapassa 100 bpm, chamamos de taquicardia, e quando fica abaixo de 50 bpm, chamamos de bradicardia.
É comum que a FC aumente durante atividades físicas ou situações estressantes, podendo atingir mais de 150 batimentos por minuto sem causar problemas. No entanto, se essas alterações persistirem por um período prolongado ou causarem sintomas como dor no peito, sensação de desmaio ou falta de ar, é importante buscar avaliação médica especializada o mais rápido possível.
Agende uma consulta para avaliarmos juntos o seu caso
O cardiologista avaliará a gravidade da arritmia e determinar qual é o melhor tratamento para cada caso.
O que devo fazer se tenho palpitação?
Se os sintomas são persistentes ou geram sintomas como dor torácica, sensação de desmaio, perda de consciência ou falta de ar, é importante procurar uma avaliação de emergência o mais rápido possível.
Se os sintomas ocorrem ocasionalmente e não geram nenhum prejuízo acima, é extremamente importante uma avaliação cardiológica especializada. O cardiologista avaliará a gravidade da arritmia e determinar qual é o melhor tratamento para cada caso. Em alguns casos, tirar os gatilhos como excesso de café, energéticos e álcool, bem como parar de fumar e iniciar atividade física pode ser o suficiente. Em outros, podem ser necessários medicamentos ou até mesmo a realização de procedimentos minimamente invasivos, como a ablação, que consiste na destruição das áreas do coração que estão causando a arritmia.
Agende uma consulta e vamos cuidar da saúde do seu coração
Lembre-se de que, mesmo que as palpitações pareçam ser passageiras e benignas, é importante procurar um cardiologista para descartar qualquer risco à sua saúde.
Entre em contato:
Endereço:
Galeria Solar, Rua Treze de Maio, nº 95, Sala 1.001, Centro, Ubá – MG, 36500-061
Horário de Atendimento:
De Segunda à Sexta, das 08h30 às 18h30